O dia a dia das cooperativas estão sendo muito bem representadas pelo Brasil. Não é à toa que dos 180 artigos científicos a serem apresentados durante a Conferência Mundial de Pesquisa em Cooperativismo da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), 19 serão do nosso país.
O evento acontece em formato híbrido entre os dias 28 e 30 de novembro, antecipando o Congresso que será realizado de 1º a 3 de dezembro em Seul, na Coreia do Sul.
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, essa é a maior participação já registrada do cooperativismo brasileiro na conferência da ACI que neste ano, tem o seguinte tema: Aprofundando nossa Identidade Cooperativa.
Carla Machado, professora da graduação e coordenadora da pós-graduação e extensão da nossa Instituição, passou por uma seleção que envolveu artigos vindos de diversos países, com o artigo intitulado “As relações do indivíduo com a comunidade como impulso para o desenvolvimento do perfil da pessoa cooperativa”.
Segundo a professora Carla: “A emoção de estar entre os 180 trabalhos selecionados no mundo todo para ser apresentado na conferência de investigação do 33º Congresso Mundial do cooperativismo é imensa, tendo em vista a contribuição desta pesquisa, não só para a nossa Faculdade o ICOOP, mas também para o nosso Estado que ainda precisa avançar em termos de produção científica no cooperativismo. Saber que contribuo significativamente para essa produção é motivo de alegria e uma honra para mim”.
A expectativa em relação à conferência de investigação é que os trabalhos apresentados possam contribuir de maneira relevante para explorar a identidade cooperativa e, desta forma, construir um futuro mais seguro, por meio do exame e aprofundamento de seus valores e princípios, finalizou a professora.