Palestra “A deseficacização do sentido jurídico, pela falta de proeminência do significado social, na raiz identitária da cooperativa”, com José Eduardo de Miranda, Pós-Doutor em Direito; Reitor do UNIBRASÍLIA; Membro do Grupo Internacional de Pesquisa da Associação Internacional de Direito Cooperativo da Universidade de Deusto.
Com sua presença querida e palavras relevantes em nosso Seminário, o professor ressaltou suas vivências cooperativistas que passou a desenvolver desde 2005 quando regressou da Espanha, após 7 anos e meio estudando e cumprindo a sua formação Stricto Sensu na Universidade de Deusto, em Bilbao.
Com um roteiro bem elaborado, o professor expôs em tópicos sobre o eu-cooperativo: causa e efeito do relacionamento subjetivo com a cooperatividade. Seguindo com identidade, vivências e atitudes cooperativas, cooperatividade na prática e sobre a deseficacização do sentido jurídico, pela falta de proeminência do significado social, na raiz identitária da cooperativa.
E para concluir, “Só foi possível e ainda hoje é realizado em virtude da compreensão da identidade do cooperativismo e isso apenas se mostra plausível porque lougrou-se compreender que o cooperativismo enquanto uma alternativa econômica, ele será economicamente possível se for socialmente ativo”, concluiu o professor.
Para ouvir esta palestra na íntegra, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=lGljiW0Th4g