SEMINÁRIO INTERNACIONAL – VIVÊNCIAS COOPERATIVISTAS do I.COOP – Palestra “A deseficacização do sentido jurídico, pela falta de proeminência do significado social, na raiz identitária da cooperativa”.

Palestra “A deseficacização do sentido jurídico, pela falta de proeminência do significado social, na raiz identitária da cooperativa”, com José Eduardo de Miranda, Pós-Doutor em Direito; Reitor do UNIBRASÍLIA; Membro do Grupo Internacional de Pesquisa da Associação Internacional de Direito Cooperativo da Universidade de Deusto.

Com sua presença querida e palavras relevantes em nosso Seminário, o professor ressaltou suas vivências cooperativistas que passou a desenvolver desde 2005 quando regressou da Espanha, após 7 anos e meio estudando e cumprindo a sua formação Stricto Sensu na Universidade de Deusto, em Bilbao.

Com um roteiro bem elaborado, o professor expôs em tópicos sobre o eu-cooperativo: causa e efeito do relacionamento subjetivo com a cooperatividade. Seguindo com identidade, vivências e atitudes cooperativas, cooperatividade na prática e sobre a deseficacização do sentido jurídico, pela falta de proeminência do significado social, na raiz identitária da cooperativa.

E para concluir, “Só foi possível e ainda hoje é realizado em virtude da compreensão da identidade do cooperativismo e isso apenas se mostra plausível porque lougrou-se compreender que o cooperativismo enquanto uma alternativa econômica, ele será economicamente possível se for socialmente ativo”, concluiu o professor.

Para ouvir esta palestra na íntegra, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=lGljiW0Th4g


Deixe um comentário