O DICC – Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é anualmente comemorado na terceira quinta-feira do mês de outubro. Neste ano é celebrado hoje, 21/10 e marca a força do Cooperativismo de Crédito!
Entre os diversos tipos de associação cooperativa estão as cooperativas de crédito. Criadas para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social — isto só é possível porque utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados.
Para conversar sobre o Cooperativismo de Crédito, convidamos a Aifa Naomi Uehara de Paula, Presidente do Sicoob Central Rondon e do Sicoob União MT/MS que abrange quase 84 mil cooperados com oito filiadas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
“O objetivo das cooperativas de crédito é ser uma opção mais barata, mais participativa, com um valor no capital humano diferente das instituições de crédito tradicionais. O objetivo também é participação igualitária e inclusão, temos 7 princípios cooperativistas e eles estão muito dentro das cooperativas de crédito e por sermos de crédito, também temos uma grande função na educação, na formação dos associados e dos possíveis associados, nossas comunidades onde estamos inseridos. A grande diferença está no cooperativismo de crédito ser uma sociedade formada por pessoas da própria comunidade, e tudo que transita dentro de uma cooperativa de crédito fica ali mesmo e no final após a apuração do exercício é distribuída para os próprios associados. Então não existe um objetivo de criar um montante para ser encaminhado para outro lugar ou outro país, e sim somente ali na comunidade onde está inserida”, conta Aifa.
Sobre o crescimento do segmento que percebemos no Brasil: “Tem um crescimento bastante substancial no Brasil, do cooperativismo de crédito e há uma exigência do órgão regulador que é o Banco Central do Brasil que esse crescimento seja maior ainda, que nossa participação seja maior. Hoje o Banco Central considera nossa participação pequena e espera que as cooperativas de crédito estejam no mercado financeiro de maneira mais significativa, enquanto cooperativismo, porque hoje o mercado financeiro é dominado pelos grandes bancos tanto brasileiros como internacionais. A perspectiva do Banco Central é que a gente chegue a 20% de participação nos próximos anos”, comentou.
Para a diretora, a data comemorativa — o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito — é muito importante, pois além de ser comemorado em todo o mundo, “em todos os países o cooperativismo de crédito é notado pela forma de se relacionar financeiramente, mais democrática, mais justa, com mais benefícios a todos os stakeholders que estão participando, orbitando naquela comunidade, diz.
Para celebrar esta data comemorativa, nesta semana estão acontecendo várias comemorações em celebração ao Dia Internacional, inclusive da OCB e das cooperativas.