Lugar de mulher é onde ela quiser, melhor ainda se for contribuindo no cooperativismo!
Aqui no I.COOP, por exemplo, 81% do quadro é formado por mulheres, inclusive uma no comando da presidência e outra na diretoria acadêmica.
Mas é unanimidade que o público feminino tem participação efetiva em todas as atividades de todos os segmentos e claro também nas cooperativas. Esse envolvimento garante ainda mais qualidade em todos os processos, uma vez que a mulher é mais perfeccionista na execução das tarefas.
Essa força feminina, com seu dinamismo, empreendedorismo, tornaram a mulher mais evidente. Sabemos que fazer parte de uma união e ter o sentimento de pertencimento pode facilitar a rotina e por conta disto, o mundo cooperativista conta com muitas protagonistas femininas.
Entre infinitas possibilidades de conhecer histórias de mulheres que fazem a diferença no mundo cooperativista, separamos duas pessoas incríveis para conversarmos um pouquinho sobre esse universo.
Daucia Marconi Baioni, é diretora pedagógica do Coopersino de Sinop e conselheira do I.COOP. Trabalha há 23 anos na cooperativa educacional e nos contou sobre sua paixão pelas práticas do negócio, princípios que evoluíram com o tempo e todo esse modelo de trabalho com filosofia de cooperação. A representatividade feminina na cooperativa em que atua também é maioria. Comenta que as mulheres têm conquistado espaço e estão sempre agregando valores à carreira com a missão de prestar serviços educacionais para garantir a formação dos cidadãos, tendo participação ativa e despertando sentimento de pertencimento.
Para Daucia, “A mulher nas cooperativas têm lugar de destaque, estão empoderadas levando consigo respeito e igualdade. Liderando com valores fundamentais na rotina de trabalho” e concluiu: “Hoje celebramos a conquista da mulher nas cooperativas, marcada por desafios profissionais, alta valorização e principalmente o apoio familiar! Parabéns a todas as mulheres, mulheres profissionais, guerreiras, amigas, esposas, mães, avós, as grandes mulheres que estão hoje atuando nas cooperativas”.
Também tivemos a honra de conhecer um pouco da trajetória de Claudenice Dejane Farias Costa, conselheira da administração do SICOOB União/MT/MS e conselheira suplente do Conselho Fiscal da Central Rondon. Atuante do cooperativismo de crédito há mais de 20 anos, ela foi uma das sócias fundadoras da antiga CrediJudi – Cooperativa de Crédito dos Servidores do Poder Judiciário. Como servidora efetiva do judiciário do estado do Mato Grosso desde 1994, participou em 1999 do movimento no âmbito do Tribunal de Justiça, da necessidade de se criar uma cooperativa de crédito que atendesse ao segmento dos servidores do Judiciário, então nomeada de CrediJudi. Em 01/10/2016 a CrediJudi incorporou outras duas cooperativas, que foi o SICOBB Federal formado pelos policiais federais e rodoviários federais e a COPERTEC que era a cooperativa de crédito da Escola Técnica Federal. Então a partir de 2016 nós somos SICOOB União/MT/MS.
Dentro desse contexto tem um pouco da trajetória da Claudenice, pessoa apaixonada pelo cooperativismo que acredita nas boas práticas e toda a diferença que ele pode fazer na vida da comunidade onde existe realmente a aplicação dos princípios cooperativistas.
Para Claudenice, uma grande inspiração e também para muitas mulheres da região, é a sra. Aifa Naomi Uehara de Paula, a presidente do SICOOB União/MT/MS e também presidente da Central Randon. “A Aifa é sinônimo de mulher forte, preparada para o lugar que ocupa, mulher que inspira as demais mulheres. Portadora de uma energia positiva por onde passa. Na minha opinião a mulher cooperativa tem que ter essas qualidades. Ela precisa ser uma pessoa disposta a enfrentar e observar as discrepâncias que existem principalmente nas comunidades mais carentes”.
Inserida numa cooperativa de crédito, Claudenice acredita que as cooperativas tentam trazer o equilíbrio na situação financeira e econômica das famílias, e espera que em breve as cooperativas de crédito consigam mais representatividade dentro do sistema financeiro nacional.
Nós do I.COOP desejamos um feliz Dia da Mulher a todas as protagonistas de suas histórias.