Aluno do ICOOP, Guilherme Gimenez de Oliveira, selecionado para representar o Brasil no 25 VOICES ACI

O evento da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) que acontece em dezembro deste ano em Seul, capital da Coréia do Sul, tem o objetivo de escolher no mundo — 25 jovens com idade até 25 anos — e que tenham vivência dentro do cooperativismo. Sendo um dos escolhidos, Guilherme Gimenez de Oliveira, 21 anos, aluno do ICOOP e que trabalha no SICREDI concedeu a entrevista ao International Cooperative Alliance.

 “Para mim, a identidade cooperativa é descoberta no momento em que você não consegue distinguir se deve praticar o cooperativismo, porque ele faz parte do que você é”, citou Guilherme na entrevista.

Comentando sobre a formação que estará concluindo em 2021 em Gestão de Cooperativas e seus planos de uma pós-graduação também na área, Guilherme comentou sobre a cooperativa que atua e seu papel na comunidade.

Segue entrevista na íntegra:

O que ‘identidade cooperativa’ significa para você?

Para mim, a identidade cooperativa é descoberta no momento em que você não consegue distinguir se deve praticar o cooperativismo, porque ele faz parte do que você é.

Atualmente, você é aluno do i.Coop e concluirá seus estudos ainda este ano em 2021. Em que grau você se formará?

Vou me formar em Gestão de Cooperativas. É a primeira vez que é oferecido no estado de Mato Grosso. Futuramente, pretendo obter uma pós-graduação em Gestão Cooperativa.

E você trabalha com o Sicredi – o que a sua cooperativa faz?

O Sicredi é a primeira iniciativa de cooperativa financeira do Brasil, com mais de 4 milhões de associados e um amplo portfólio de produtos e serviços. Criado por pessoas para atender a comunidade, o Sicredi tem como objetivo agregar renda à população local.

Como você explicaria o que é uma cooperativa para alguém que não sabe o que é?

Se houver pessoas que cooperem e trabalhem juntas, tudo é possível.

O que torna sua cooperativa especial?

O Sicredi visa ser humilde, simples, manter um contato próximo e ativo com a comunidade e as pessoas. Isso nos permite entender o que eles precisam e nosso objetivo é colaborar com eles para ajudá-los a alcançar seus objetivos de vida.

O que torna suas cooperativas diferentes de outras organizações financeiras?

A proximidade dos associados com os nossos associados – permite-nos resolver os problemas de uma forma simples e eficaz.

Que diferença sua cooperativa fez para você e sua comunidade?

Por estar sempre à disposição dos associados, a cooperativa impacta diretamente a cultura local, por meio de cursos e investimentos na educação local, e por meio de programas como o União do a Vida e Cooperação na Ponta do Lápis.

O que é União do a Vida e Cooperação na Ponta do Lápis?

O Programa União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sicredi e tem como objetivo ensinar as crianças a construir e vivenciar os valores da cooperação e da cidadania.

O programa os incentiva a fazer perguntas para aprender, porque as pessoas que perguntam crescem! Na Cooperação na Ponta do Lápis, o Programa de Educação Financeira compartilha práticas que podem trazer uma vida financeira mais sustentável para muitas pessoas.

Como sua cooperativa o apoiou?

Profissionalmente, minha cooperativa me ofereceu a oportunidade de aprender e me ajudou a receber todas as qualificações necessárias para fazer bem o meu trabalho. Pessoalmente, estou cercado por ótimas pessoas!

Como sua cooperativa impactou você e fez a diferença em sua vida?

O modelo de negócios cooperativos me mostrou uma maneira diferente de ver o dinheiro e as pessoas. Antes eu sentia que, para atingir metas, as pessoas tinham que fazer as coisas por si mesmas e como indivíduos. Mas aprendi que por meio do modelo cooperativo podemos atingir objetivos fazendo juntos!

As coisas estão melhores agora?

Sim, principalmente por ser parte ativa da cooperativa, tenho crescido pessoal e profissionalmente, o que torna as coisas melhores para mim e para as pessoas ao meu redor.

Como você espera impactar ou ajudar sua comunidade no futuro?

Assim como no programa A União Faz a Vida, acredito que minha forma de ajudar a comunidade é através do 5º princípio cooperativo: Educação, Treinamento e Informação, por isso criei um podcast sobre cooperativismo chamado Coop Talk, uma página do Instagram (@coop_talk), onde discuto conceitos básicos, discuto questões do cooperativismo, e continuo atuando nos projetos de educação cooperativa do Sicredi.


Deixe um comentário