Por meio da educação é possível transformar cidadãos éticos, incentivando-os na descoberta dos infinitos saberes existentes em cada caminho.
O I.COOP é uma iniciativa dos gestores do Sistema OCB/MT, que pretende transformar através da educação — cidadãos éticos e competentes por meio de práticas inovadoras de aprendizagem e gestão, internacionalização, relacionamento com o mercado, valorização das pessoas e responsabilidade na gestão do Cooperativismo Mato-grossense.
Assim, em 2014 iniciou-se o processo de construção do projeto da Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo Mato-grossense, reativando-se o INDECOOP – Instituto de Desenvolvimento do Cooperativismo Mato-grossense que passou a ser denominado I.COOP – Instituto do Cooperativismo, como instituição mantenedora da FEPCOOP – Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo.
O processo de credenciamento de uma Instituição de Ensino Superior no Ministério da Educação é bastante exigente e moroso, fatos que segundo a diretora da Instituição, Janete Dalabarba, não foram os únicos desafios. “Durante a jornada, além da construção do projeto acadêmico, realizamos várias ações de mobilização. Entre elas, a de levar a proposta da Faculdade para as lideranças e cooperativistas do estado e explicitar o quanto o projeto era estratégico para o desenvolvimento, fortalecimento e perenidade das cooperativas. Entretanto, esse processo nos fortaleceu e seguimos adiante, certos de que manter o propósito de transformar a nossa comunidade pela educação seria o melhor caminho.”
Através da Portaria n° 1.469 de 21 de novembro de 2017, foi credenciada pelo Ministério da Educação e assinada pela ministra substituta da Educação — Maria Helena Guimarães de Castro que autorizou o funcionamento da terceira Faculdade voltada exclusivamente ao Cooperativismo no país, alcançando nota 4 no Conceito Institucional, sendo publicado então, no Diário Oficial da União no dia 22 novembro de 2017.
Em 2018, iniciou-se as atividades voltadas à Pós-graduação em Gestão de Cooperativas, com turmas no interior do estado de Mato Grosso, beneficiando lideranças, cooperados, diretores e colaboradores das Cooperativas da região. Realizou-se também parcerias com o IBGC para o desenvolvimento de curso de extensão em Governança Cooperativa.
O grande marco para a Faculdade, aconteceu em 2019 com o lançamento da 1ª Turma do Curso Tecnológico em Gestão de Cooperativas. Atualmente, as duas turmas do Curso de Graduação contam com 48 matriculados.
O quadro social do INSTITUTO DO COOPERATIVISMO – I.COOP conta na condição de associados, 25 mantenedores, entre eles o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso – OCB/MT como membro nato, cooperativas do Estado de Mato Grosso, admitidas mediante deliberação do Conselho de Administração e referendado em Assembleia Geral, nos termos e condições por ela aprovados, os quais passarão a ser designados associados.
A Faculdade busca incessantemente cumprir com o compromisso de uma gestão responsável, fruto do trabalho de toda a comunidade acadêmica, com seus estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação para que a Faculdade exerça seu papel com excelência. Segundo a diretora Janete Dalabarba: “Podemos atuar em várias áreas do conhecimento, pois nossa Instituição faz parte do Sistema Nacional de Ensino Superior. Atualmente estamos autorizados a atuar principalmente na área de Gestão e Governança nas Cooperativas, com o Curso Superior Tecnológico em Gestão de Cooperativas. Nossas atividades atuais na Pós-Graduação contemplam também a contabilidade, o direito e a comunicação em cooperativas”.
Diante dos desafios da pandemia, Dalabarba cita: “A pandemia afetou profundamente todo sistema educacional do Brasil e também do mundo, então para nós não seria diferente. Foi e está sendo mais um desafio manter alunos motivados e comprometidos com sua formação, tendo em vista não somente os desafios de saúde pública que estamos enfrentando, como também todas as implicações econômicas e sociais. Logo após o início da pandemia, imediatamente nossa Faculdade buscou todos os recursos tecnológicos possíveis para dar sequência utilizando as plataformas de educação a distância.
Para que esse processo tenha êxito é necessário que os envolvidos estejam comprometidos com a essência do cooperativismo e melhor ainda, orientados pelas ações educacionais. “Acreditamos que a educação é a bússola que deve orientar o sistema. Quanto mais preparados e com os conhecimentos dos fundamentos da cooperação, mais fortalecidos e autênticos serão as nossas cooperativas”, finalizou a diretora acadêmica da Instituição.