O Dia dos Professores chegou! E para ressaltar essa data, não poderíamos deixar de falar dos desafios desse profissional que nos últimos meses não bastou dominar o assunto em sala de aula, foi necessário adaptar-se a uma nova realidade imposta pelas medidas de isolamento social para conter a COVID-19.
Trabalhar a eficiência do método de ministrar o conhecimento — antes presencial — precisou ser adaptado para o digital, reinventando totalmente a forma de ensinar e certamente de aprender.
Para a professora Elyria Bianchi que leciona há 25 anos, e no ICOOP é professora da disciplina de Comunicação Empresarial do Curso Tecnológico em Gestão do Cooperativismo: “No primeiro momento, mais preocupações do que desafios, foram preocupações imensas. Foram 25 anos dando aulas presenciais e de repente a necessidade de mudar a aula para on-line. O primeiro desafio já se deu aí, sem muita destreza no campo tecnológico, não podia contar com o auxílio de técnicos porque o isolamento social não permitia receber pessoas dentro de casa. Aí complicou, fiquei meses trabalhando horas e horas na adaptação das novas ferramentas de aula on-line. Mas graças a Deus, a todo corpo técnico, aos coordenadores e às secretárias esta etapa foi superada. Então veio outro desafio, como dar aula on-line, então tive que refazer todo meu conhecimento, eu tinha que estudar tudo novamente e ver como eu colocaria isso on-line de uma forma interessante para que os alunos se interessassem e participassem das aulas. Lembrando que naquele momento todos estávamos passando por momentos difíceis, não só pelo distanciamento dos alunos, mas também vendo as pessoas passarem por dificuldades financeiras, dificuldades nas famílias com doenças, perdendo pessoas queridas e como tornar aquele conteúdo interessante? Olha, foi um grande sofrimento, mas tudo aquilo que aprendemos com sofrimento fica para o resto da vida. Eu reaprendi, me reinventei, e como os alunos são maravilhosos —é por causa deles que a gente não desiste. Obrigada a todos”.
A arte de ensinar em tempos de pandemia foi um desafio de todos os professores, desde os mais experientes em sala de aula até os mais novos, com afinidade ou não com a tecnologia, todos os professores tiveram que se reinventar. E como a professora Elyria disse, os alunos são a nossa maior motivação para continuar!