ICOOP constrói presença internacional abrindo oportunidades de intercâmbio, troca de experiências e formação no exterior.

Atualmente, uma das maiores preocupações dos estudantes é a empregabilidade. Afinal, períodos de crise impactam o mercado de trabalho.

Sendo assim, o ICOOP juntamente com outras Instituições de Ensino Superior que também trabalham com educação cooperativa, estão empenhados em conhecer os programas e projetos internacionais e assim formar parcerias. O objetivo da Instituição é a adesão de alunos e professores para a área do ensino e da pesquisa.
Em 2019, O ICOOP realizou um intercâmbio com alunos de Pós-Graduação em parceria com a Universidade Mondragon na Espanha, para um programa de formação complementar de uma semana. Experiência valiosa e que trouxe grande aprendizado, inclusive oportunidades de conhecer novos programas e projetos internacionais voltados ao cooperativismo.
Para a diretora acadêmica do ICOOP, Janete Dalabarba:“O cooperativismo é um movimento mundial que pode e deve trabalhar em rede. Conhecer e aprender com experiências de instituições com décadas de experiências na educação cooperativista é fundamental para nossa instituição, ainda tão jovem, mas que pretende aproveitar dos conhecimentos e programas conhecidos e respeitados internacionalmente”.
Os benefícios com essas parcerias internacionais, estão em conhecer outras experiências de cooperativismo e de educação cooperativa, com instituições que já têm um longo caminho percorrido no cooperativismo e na educação cooperativa.
Certamente todos, alunos, professores e cooperativas, podemos avançar em nossos projetos cooperativos tendo como referência a vivência e os conhecimentos construídos mundialmente. Hoje já iniciamos diálogos com instituições na Espanha, Canadá, Portugal, Inglaterra, Quênia, Coreia do Sul, entre outros, destacou a diretora Janete Dalabarba.


Deixe um comentário