ICOOP e a conscientização do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, além de chamar a atenção para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula que a mulher se toque e sempre faça o autoexame das mamas.

Mesmo que a campanha seja conhecida no Brasil, sempre é tempo de alertar, pois segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões do país, após o câncer de pele.

Nem sempre o Outubro Rosa esteve em destaque. Nos Estados Unidos só começou na década de 90 com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema.

O símbolo da fitinha rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990 na cidade de Nova York, onde os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e em outros eventos.

Aqui no Brasil o primeiro sinal do envolvimento com a campanha se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo foi iluminado com luzes cor de rosa, mas só em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras e desde então a Campanha de Conscientização ganhou mais espaço.

Informação é tudo! Acesse e saiba como fazer o autoexame: www.corb.med.br/noticia/visualiza/583/outubro_rosa:_saiba_como_fazer_o_autoexame


Deixe um comentário