O Brasil está entre os 25 países que fazem parte da iniciativa, representado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O Consórcio Internacional para Educação Corporativa de Cooperativas é uma das maiores redes de educação cooperativista do mundo.
Essa é uma ação da universidade canadense de Santa Maria que possui um dos centros de educação corporativa voltada para o modelo de negócios cooperativistas mais desenvolvidos do mundo. O consórcio já conta com 33 universidades espalhadas por 25 países. O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cesário, que representa o Brasil no Conselho da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é um entusiasta da iniciativa.
A ideia é oferecer capacitações conjuntas, bolsas de estudo, intercâmbio entre alunos e professores e apoio para desenvolvimento conjunto de consultorias especializadas, artigos científicos, estudos de mercado e coleta e tratamento de dados de impacto no negócio de cooperativas.
A OCB juntamente com a Saint Mary’s University encabeçam este projeto. Segundo Onofre Cesário, o próximo passo será dado com a visita dos dirigentes e executivos do sistema brasileiro a universidade no Canadá no final de setembro.