Palestra “A educação como ferramenta de transformação e desenvolvimento do cooperativismo”, com a doutora Nagore Ipiña abre SEMINÁRIO INTERNACIONAL do I.COOP

O SEMINÁRIO INTERNACIONAL do I.COOP teve a palestra de abertura com a doutora espanhola Nagore Ipiña, Reitora da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação da Mondragon Unibertsitatea.

A educação como uma ferramenta de transformação das cooperativas — assim a Sra. Nagore iniciou a sua palestra, apresentando a história do surgimento da Mondragon Unibertsitatea, universidade cooperativista que se caracteriza pelo compromisso com a transformação social. A sua vocação humanista como um dos eixos mais importantes e como a universidade se dedica ao ensino buscando inovação e praticidade no modelo de formação educacional.

Tendo a pessoa e a comunidade como centro de todo processo, um compromisso de solidariedade e democracia participativa. Na história do surgimento da universidade, houve uma grande demanda das empresas da região por mão de obra qualificada e através do compromisso com a educação, surgiu a Mondragon Unibertsitatea.

Hoje a universidade conta com 4.087 estudantes focados em projetos reais. Alunos que trabalham e estudam levando conhecimento para seu ambiente de trabalho e essa troca faz como a universidade perceba-se como um agente ativo da sociedade, enraizados na região. “Desde quem somos e onde estamos queremos fazer a diferença”, citou a doutora Nagore Ipiña nesta palestra sobre a história, contextualização, objetivos e desafios da Mondragon Unibertsitatea.

Para assistir esta palestra na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=lGljiW0Th4g

 


Deixe um comentário